“Panaceia” ou “A teimosa jornada de Laura”

Start your engine! Em velocidade mach () após a leitura de Panaceia, segundo volume de quatro da série Lázarus, da Georgette Silen.

Pois então, algum de vocês já andou em um trem desgovernado? Panaceia te dá uma dose pelo menos cinco vezes acima do aceitável com a leitura. A sucessão de fatos é muito maior que a do primeiro livro e a quantia ainda maior de detalhes exige uma parada para ser possível pensar com clareza no que foi lido. Inclusive eu terminei o livro hoje depois de começá-lo na quarta que passou. Deus meu, isso não foi nada fácil, ainda mais porque algumas perguntas ficaram pulando na minha cabeça.

Panaceia foi uma tensa, porém excelente, sucessão de descobertas, lutas, decisões e novos personagens. Especial destaque para:

  • Nelson e Nazaré, mestiços, meu casal favorito depois dos protagonistas Robert e Laura. Torço para que eles terminem juntos e preferencialmente vivos;
  • Laura dando uma de “conselheira veterana” com Shiloh e Alexia. Excelentes cenas com ela mostrando porque é tão amada por tanta gente, incluindo eu;
  • A evolução do atual “quadro” da protagonista, iniciado lá no primeiro livro. Assustador, no mínimo. E ainda mais perigoso do que se pensava;
  • Aicha, a mulher misteriosa que aparece da metade para o fim do livro. Sem ela não teríamos algumas das respostas para o enigma que a protagonista tornou-se. Laura é a Panaceia e o momento do Zênite está chegando dali dois equinócios. Entretanto, o que isso exatamente significa? Respostas só para o terceiro livro, Nênia;
  • Avelar passando de vilão desgraçado FDP do primeiro livro para “vilão estilo James Bond, Star Trek, Star Wars e Doctor Who”. Imaginem uma mistura dos vilões do 007 com o Khan, o Darth Vader e o Mestre. Pois bem, temos aí o resultado: o Megister da Ordem aprontando de tudo e mais um pouco durante o livro. Incluindo uma quimera e um “duas peles” (lobisomem, no caso), ambos aprisionados em laboratório, uma droga capaz de matar vampiros poderosos, acordos com toda a sorte de “turma do mal”, etc. Tá bom assim ou querem mais?
  • Gina, uma mestiça prisioneira e seu misterioso admirador. Algo me diz que vem coisa boa por aí relacionada com esses dois. Torço para que sejam eles a desmascararem definitivamente o Avelar embora isso já esteja acontecendo;
  • Parece que o quadro da Kate e do David enfim está mostrando sinais de evolução. Já era hora disso acontecer, Geo! Estou imensamente feliz;
  • Laura tendo que se virar em mil para lutar contra toda a sorte de mestiços e nômades indo atrás dela. Cenas muito tensas e bem escritas.
  • Cínthia tendo que tomar uma decisão daquelas após sofrer um ataque sério de uma das vampiscates, a Heather. Consequências? Ninguém sabe quais foram porque a autora deixou a coisa toda no ar. E ficou NO suspense a cena final. Meu Deus, quando é que a senhorita vai lançar Nênia, minha amiga?
  • Maia mostrando bem mais maldade do que eu imaginava até aqui. Aliança entre ela e o nojento do Amos? Problemas, muitos problemas;
  • Os mocinhos finalmente descobrindo que o culpado da maior parte do problema da Laura é o Avelar. Maravilhoso, no mínimo, saber que enfim o cerco está se fechando contra ele. Mais que hora dele pagar os pecados;
  • Muito perto do final do livro, A bomba. O que Silen nos reserva agora que Laura está numa situação das mais complicadas? Será que vai dar tudo certo? Como será o futuro após isso ocorrer? São perguntas demais e respostas de menos. Ainda sim não deixa de ser maravilhoso com toda a originalidade advinda do primeiro livro.

Afinal, Panaceia é uma excelente sequência que deixa várias perguntas para o terceiro livro, o qual eu tenho certeza que será ainda melhor. Além de muito bem escrita, mostrando que Georgette Silen é uma das melhores autoras do tema vampiro do Brasil. Altamente recomendado para quem gosta de leitura de boa qualidade.

Até a próxima. Tenho que correr. A TARDIS me espera em algum lugar para me levar a uma aventura.

Deixe um comentário

